quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais Beatles: 09/09 é o aniversário de gravação de "Helter Skelter"



Hoje pode ser o dia Beatles, mas os Beatles só gravaram uma vez no dia 9 de setembro. Foi em 1968, regravando "Helter Skelter". Segundo o escritor Mark Lewisohn em The Beatles Recording Sessions, Chris Thomas - funcionário do estúdio Abbey Road, voltou do feriado e encontrou o produtor George Martin. "Espero que você tenha tido uma boa folga; estou saindo para a minha. Fique disponível para os Beatles."

Dito e feito: às 19 horas os músicos chegaram para uma sessão que foi até às 2 da madrugada. Em 18 de julho os Beatles já tinham gravado "Helter Skelter", mas o take preferido de Paul McCartney tinha 27 minutos de duração. Então o quarteto voltou ao estúdio para mais 18 tentativas, desta vez mais curtas.

Brian Gibson, um dos técnicos, descreveu a experiência daquela noite como "fora de controle". "Eles estavam doidões. Mas, como sempre, fazíamos de conta que não víamos o que os Beatles faziam dentro do estúdio", referindo-se ao uso de drogas.

A versão escolhida foi o take 21, que teve overdubs gravados já no dia seguinte. John Lennon tocou baixo e trumpete. George Harrison colocou fogo em um cinzeiro, colocou-o na cabeça e ficou correndo pelo estúdio. McCartney registrou um dos melhores vocais - cru, pesado, gritado - de sua carreira. E Ringo Starr "tocou como se a vida dele dependesse daquilo", segundo Lewisohn. E um clássico nasceu.

Um comentário:

Thayanna Sena disse...

Dia dos Beatles?? Que legal :) eu sabia da paixão do John pela tríade, mas não soube que tinha sido considerado dia da banda. Legal demais, eu achei! Rs

Beijos