quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Leia um bom livro sobre os Beatles - de graça!



O assunto Beatles está quase acabando. OK, mentira, não está. Mas o Ricardo Alexandre, editor da Época SP e autor da ainda não lançada biografia de Wilson Simonal, está liberando no blog dele o livrinho Beatles: Para Saber Mais. É uma ótima iniciação ao mundo da beatlemania. Clique aqui para ler.

Um trecho, para dar um gostinho:

Os Beatles existiam, mais ou menos, desde 1957. John Winston Lennon tinha um grupo em seu colégio com alguns amigos de classe chamado Quarry Men (numa referência à escola, Quarry Bank High School), que arranjou de tocar numa quermesse nos fundos da igreja de Woolton, em Liverpool, em 6 de julho. No dia dessa apresentação, outro garoto metido a teddy boy estava por lá. Era James Paul McCartney, que também tocava guitarra. Paul notou que Lennon, o vocalista, tinha excelente gosto na escolha do repertório. Mas que, sem entender as letras das músicas que ouvia pelo rádio, inventava boa parte delas. Após o show, Paul foi apresentado a ele, disse também ouvir rock’n’roll e tocou "Twenty Flight Rock", "Be Bop a Lula" e alguns hits de Little Richard – cantando todos os versos corretamente, com fidelidade absoluta. John Lennon, ambicioso, entendeu que sua rebeldia e criatividade explosiva talvez não fossem suficientes para conduzi-lo ao profissionalismo. Era preciso alguém que levasse as coisas à sério como Paul McCartney, que acabou convocado para os Quarry Men.


E já que estamos falando do blog dele, o Causa Própria, também vale a pena ler o post sobre a influência de gente como Sammy Davis Jr. e Dick Farney no estilo de Simonal.

Nenhum comentário: