Parece estranho para uma banda que está inativa desde 1970,
mas os Beatles não param de lançar, relançar e anunciar novos projetos em pleno
2014, quase 45 anos depois de sua dissolução.
Três caixas distintas de discos agora estão no mercado:
- A primeira, em vinil, reúne a discografia originalmente lançada em mono. Esse box, The Beatles in Mono, já existia em CD e, desde o lançamento de seu “irmão” estéreo, já era aguardado pelos fãs;
- Em paralelo, chega em CD (inclusive no Brasil) a caixinha The U.S. Albums, com a discografia norte-americana da banda – bem diferente da britânica, a que foi oficializada a partir dos anos 80. Nos EUA, a maior parte dos álbuns dos Beatles tinha capa, nome e repertório musical diferentes. Em resumo, era uma zona! Aqui foram reunidos 13 CDs, com versões em mono e estéreo das faixas. A maior crítica dos fãs é que, olha o pecado, estes discos não são fieis ao que foi lançado originalmente nos anos 60 (este site tem mais detalhes). Para completar a confusão, parte desses CDs já havia sido relançada nos boxes The Capitol Albums vol. 1 & 2;
- O lançamento mais tímido é The Beatles – Japanese Box, juntando os discos exclusivos do Japão. Sim, assim como os EUA, esse país também teve diferenças na discografia dos Beatles. A nova caixa só saiu por lá e tem 5 CDs, como nomes como Beatles! e Beatles No 2. Esse material estava fora de catálogo desde 1987, quando houve a padronização mundial da discografia do quarteto.
Outro relançamento é a versão remasterizada de A Hard Day’s Night (1964, no Brasil chamado Os Reis do Iê-Iê-Iê), em blu-ray e DVD da
prestigiosa Criterion Collection. No que ela se diferencia da versão que saiu
inclusive no Brasil alguns anos atrás? Bom, para começar, aquela edição está
fora de catálogo. A nova tem uma transferência em 4K, aprovada pelo diretor
Richard Lester, e trilhas de som em estéreo (a original é mono) e 5.1 (criada
por Giles Martin, filho de George Martin, produtor dos Beatles). E vários
outros extras, detalhados neste link.
Também foi anunciado oficialmente o diretor de um
documentário, que tem o nome provisório de The Beatles Live Project, focado nos
anos em que a banda se apresentava ao vivo. O homem por trás das câmeras será
Ron Howard, que entrevistará Paul McCartney, Ringo Starr e as viúvas Yoko Ono e
Olivia Harrison. O projeto tem um site para coletar material raro que os fãs
possam ter, e não há previsão de lançamento.
Esta é a lista – por enquanto.
Note que os discos norte-americanos e japoneses ainda não
foram relançados em vinil, o que pode gerar um pacote futuro, assim como os
singles e EPs da banda. O filme Let It Be, que mostra momentos tensos na
gravação do disco de mesmo nome, continua indisponível em qualquer formato
oficial.
A série documental The Beatles Anthology, dos anos 90, ainda não
saiu em blu-ray. Outra opção seria juntar os clipes (ainda que esse termo não
existisse na época) do quarteto de Liverpool em um volume, o que nunca foi
feito.
Isso sem nem entrar no mérito dos possíveis lançamentos e
relançamentos das carreiras individuais de Lennon, Starr, Harrison e McCartney.
É o baú que não para de gerar material.



