Um lembrete rápido: hoje estreia a versão programa de rádio do Qualquer Coisa, na Oi FM (94,1, em São Paulo). É às 22 horas. Se você não está em São Paulo, ouça o streaming no site da rádio.
Depois o programa deve entrar completinho em streaming, no mesmo endereço virtual, e também em podcast, versão editada. Eu aviso quando isso tudo estiver pronto.
Fiquei um pouco confuso com o novo comercial do game The Beatles: Rock Band. É feito com sósias? Com efeitos de computação? Imagens antigas misturadas a novas, tipo Forrest Gump?
Em entrevista ao site da Rolling Stone norte-americana, Rob Zombie disse que pode vir a fazer o longa-metragem Werewolf Women of the SS (aquele cujo trailer falso está em Grindhouse). "Ainda estamos falando sobre o assunto", disse, sem entrar em detalhes.
Para Zombie - cujo Halloween 2 acabou de chegar aos cinemas dos EUA - Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, levantou uma questão: "Seria esse o fim ou o recomeço dos filmes sobre nazistas? Se esse filme for um grande sucesso, os nazistas viram o novo preto".
Segundo a prévia publicada no site da revista, a nova temporada de Curb vai mostrar David - co-criador de Seinfeld - tentando articular um episódio de reunião da já lendária comédia televisiva. Imagens da tal "volta" devem ser exibidas.
Fui ver o tal show de 50 anos de carreira de Roberto Carlos, no Ginásio Ibirapuera, ontem a noite. Teve bons momentos (como o do vídeo acima que, na verdade, é mais pra se ouvir do que pra se ver) e períodos de tédio.
Uma coisa é fato: a programação visual do show é muito ruim. Os efeitos do telão parecem ter sido baixado gratuitamente da internet - sem contar que a tela central, widescreen, mostra a imagem achatada o tempo todo. Deveriam ter mais cuidado com o rei.
No fim ele distribuiu as dúzias de rosas, beijando cada uma delas. E a mulherada se estapeava para pegar um, sem medo algum da gripe suína.
Agora é só esperar pelo Rock Symphony, no qual Roberto Carlos vai cantar com uma orquestra e bandas de rock. Ele foi transferido para 2010, talvez porque a produção tenha descoberto que não existem boas bandas de rock no Brasil.
David Letterman recebeu Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana, uma das figuras mais amadas/odiadas da moda mundial. Na cara de pau, ele perguntou sobre O Diabo Veste Prada, filme baseado no livro de mesmo nome (que, por sua vez, é uma versão romanceada da experiência de uma novata na revista de Wintour).
Não é cover do Oasis, mas uma das músicas novas do Pearl Jam se chama "Supersonic". Acima está o vídeo da primeira vez em que ela foi apresentada ao vivo, em Londres. Abaixo, a versão de estúdio que estará em Backspacer.
Ben Stiller, 43, explica o Twitter para Mickey Rooney, 88. Quando Stiller dá a entender que a ferramenta serve para manter as pessoas informadas a respeito de tudo, o veterano não concorda. "Ninguém sabe tudo", diz Rooney. "Se alguém te disser 'eu sei tudo', saia fora. Tem sempre mais a se aprender."
Eu gosto da parte em que o Rooney quer saber como faz para usar o Twitter e pergunta: "Você usa aquela máquina?". Acho que ele estava se referindo ao computador.
Distrito 9 é uma das melhores coisas que rolaram na ficção científica nas últimas décadas. Simples assim. São os ETs jogados em um ambiente de preconceito, favelas e campos de concentração. E tudo isso nasceu a partir do curta-metragem Alive in Joberg:
Alive é de Neill Blomkamp, que - produzido por Peter Jackson - expandiu o universo para um longa-metragem.
A estreia brasileira está prevista para 30 de outubro. Nos EUA o filme já arrecadou mais de US$ 37 milhões.
Saudades de Singles - Vida de Solteiro? Pois o Pearl Jam acabou de lançar o clipe de "The Fixer", dirigido por Cameron Crowe.
Crowe também está fazendo um documentário que conta a história da banda - que completa 20 anos de atividade no ano que vem. O projeto ainda não tem previsão de lançamento. O novo disco do Pearl Jam, Backspacer, sai no dia 20 de setembro.
O Kiss estava com um papo de "volta às origens", "sonoridade clássica da banda" e aí parece com essa "Modern Day Delilah", que mais parece uma sobra de disco deles nos anos 90.
Sonic Boom, o primeiro disco de inéditas da banda desde Psycho Circus (1998), será lançado nos EUA em 6 de outubro. Mas não se engane: entre esses dois álbuns de estúdio o Kiss colocou no mercado SETE trabalhos, entre coletâneas, CDs ao vivo, caixas etc.
É um daqueles clássicos da Sessão da Tarde. Nele, um grupo de fãs tenta se aproximar dos Beatles durante a primeira passagem da banda pelos Estados Unidos, em 1964. O fab four só aparece por tabela - em imagens de arquivo, ou sem ser mostrado diretamente.
E por falar em Yellow Submarine, você sabia que o filme também gerou uma instalação interativa que viajou pelo mundo, com animações exclusivas? Está tudo no YouTube:
David Lynch produz o novo filme de Werner Herzog, My Son, My Son, What Have Ye Done?, a história de um cara que mata a mãe com uma espada (mas tudo bem, porque pelo menos ele teve uma referência culta: Orestes, de Eurípedes).
O roteiro é baseado na história real de Mark Yarovsky, norte-americano de São Diego. O nome do personagem foi trocado por Brad McCullum no longa, e ganhou interpretação de Michael Shannon (indicado ao Oscar por Apenas Um Sonho).
O filme ainda não tem data de estreia, mas deve ser exibido em festivais de cinema ainda em 2009.
A animação Family Guy foi indicada ao Emmy na categoria Melhor Comédia - algo que não acontecia desde quando Os Flintstones fez o mesmo, em 1961. O criador do programa, Seth McFarlane, está decido a vencer e lançou uma campanha agressiva no YouTube.
Os dois primeiros vídeos tiram um barato de The Office e Flight of the Conchords, dois dos outros concorrentes (completam a lista: Weeds, How I Met Your Mother, Entourage e 30 Rock).
A ideia é legal, mas usar a mesma animação e só mudar a dublagem é meio preguiçoso. O canal onde os vídeos são postados se chama "Where's My Emmy?". A entrega dos prêmios Emmy será em 20 de setembro.
O Friendly Fires fez um show intenso e suado (depois da proibição do cigarro, agora as casas noturnas precisam começar a ligar o ar-condicionado) em São Paulo, ontem, no Popload Gig.
Gravei algumas músicas, "Lovesick" (no começo) e "Paris" ( no fim):
O mais legal da noite foi poder ver uma banda legal em um lugar pequeno, com o público se divertindo como se não houvesse amanhã. Raridade no mundo indie.
O programa deu uma sumida por um motivo justo: depois de 50 edições, o podcast Qualquer Coisa vai mudar de formato e virar programa semanal na rádio Oi FM, a partir do dia 31 de agosto.
O novo PQC terá uma hora de duração, indo ao ar todas as segundas, a partir das 22 horas. A formação continua a mesma: eu, José Flávio Junior e Max de Castro.
Muitos meses atrás nós gravamos um piloto, que você pode escutar abaixo. Ele tem, claro, informações datadas quanto a shows, lançamentos de músicas e acontecimentos do mundo pop. Mas mesmo assim dá para ter uma ideia do que vem por aí.
Baixe o MP3 aqui. Ouça os programas anteriores aqui. Fale conosco no podcastqualquercoisa@gmail.com. Para quem tem problemas para ouvir os podcasts anteriores: o streaming do Gcast/GarageBand tem esse problema mesmo. A melhor solução é baixar o MP3 para ouvir.
O Little Joy aproveitou a passagem pelo Brasil para mostrar novas músicas aos fãs - mais rápidas, com metais (tocados nas versões ao vivo, inclusive). Em São Paulo foi assim:
A banda ainda fez duas versões: "Procissão" (Gilberto Gil) e "Midnight Voyage" (The Mammas & the Papas).
Quando até a CNN está fazendo matéria sobre a cena de rock alternativo de Pequim é porque o bicho está pegando de verdade. Tem Carsick Cars, Buyi, Spring & Autumn, Queen Sea Big Shark, Hanggai (folk com origem na Mongólia, encara?), Snapline e outras muitas.
Como a China ainda é principiante na área, as bandas têm liberdade total - e, vamos falar a verdade, os músicos não são estimulados pelo capitalismo selvagem estilo ocidental desde cedo.
Mais um detalhe: até pouco tempo, o governo local não aprovava a cena (e hoje só a tolera). Então se existe um lugar onde a cena roqueira é alternativa mesmo, é na China.
Como diz Michael Pettis, o dono do selo Maybe Mars, na matéria da CNN, "se a China tem um quinto da população do mundo, é provável que tenha um quinto dos gênios da música também". Com uma cena de mais de mil bandas, alguns deles devem estar no rock.
Neste ano o Carsick Cars (que eu toquei no podcast Qualquer Coisa no ano passado) tocou em festivais da Europa. A coisa está se espalhando cada vez mais, daqui a pouco os caras já estão no Goiânia Noise, no Popload Gig... Só vai ser difícil decorar as letras para cantar junto.
A entrevista acima, com Bela Lugosi (certamente um dos maiores atores que os filmes de terror já tiveram), foi feita em 1931 - o mesmo ano em que interpretou o Conde Drácula na telona, no filme Dracula, de Tod Browning.
Lugosi conta como, alguns anos antes, tinha se mudado da Hungria para os Estados Unidos (onde, nessa época, já havia estrelado mais de uma dúzia de longas-metragens).
O ator continuou trabalhando até o ano em que morreu, 1956. Ele foi enterrado com uma das roupas de Drácula. Anos mais tarde, em 1979, o grupo britânico Bauhaus lançou "Bela Lugosi's Dead" - que, por sua vez, serviu como trilha para outro filme de vampiros: Fome de Viver (1983), de Tony Scott, com David Bowie e Catherine Deneuve.
Voltando ao vídeo da entrevista de 1931, é curioso ver essa mistura de ficção com jornalismo, filmado para ser exibido nos cinemas. E o vídeo tem um final digno de filme de horror!
O que é?The Goode Family é um desses casos bastante comuns: uma série interessante que acaba sendo cancelada logo de cara. A animação mostra a vida da família Goode, que leva uma vida completamente politicamente correta - eles cultivam comida orgânica, adotaram um filho africano (branco, por acidente) e participam de ações para a preservação do meio-ambiente. E tudo isso, claro, ultrapassa os limites do ridículo.
Quem? Um dos criadores é Mike Judge, de Beavis & Butt-head e O Rei do Pedaço. Tem as vozes de Linda Cardellini (Freaks and Geeks, ER) e Brian Doyle-Murray (Saturday Night Live).
Onde e quando? A ABC norte-americana exibiu os 13 episódios entre maio e agosto.
Vale a pena? Foi bom enquanto durou. O programa foi esperto em notar o zeigeist: as pessoas estão de saco cheio do politicamente correto.
Tem chance de vingar? Já não vingou, foi cancelada este mês.
Muitas novidades desse povo grunge (neo-grunge? Pós-grunge?).
O Pearl Jam estreou uma outra música nova ao vivo, "The End", em Londres. Ela estará em Backspacer, novo álbum da banda:
O Them Crooked Vultures - formado por Josh Homme (Queens of the Stone Age), Dave Grohl (Foo Fighters) e John Paul Jones (Led Zeppelin) - liberou 14 segundos da faixa "Nobody Loves Me and Neither Do I":
Por último, uma que passou meio batida. Durante o show do Foo Fighters na Casa Branca, no dia 4 de julho, a banda estreou uma canção nova, chamada "Wheels". Ela será uma das duas inéditas que estarão em uma coletânea do grupo, a ser lançada este ano:
A cantora de soul Sharon Jones deve vir ao Brasil entre outubro e novembro deste ano para se apresentar ao lado de seus fieis escudeiros, o grupo Dap-Kings (sim, aquele que tem integrantes em comum com a banda de Amy Winehouse).
Por enquanto não há informações quanto ao roteiro da norte-americana por aqui.
O Faith No More confirmou, via Twitter, que vem ao Brasil para tocar no festival Maquinária, em São Paulo, dia 7 de novembro. Devem vir junto: Jane's Addiction e Deftones.
Mas legal mesmo foi a entrevista que o Zeca Camargo fez com o Mike Patton para a MTV, nos anos 90:
Na verdade foi o Sacha Baron Cohen quem explicou a regra, mas o Jonah Hill quem contou. Afinal de contas, como se escreve uma piada sobre gays sem ser preconceituoso? Assim:
"Muitas vezes eu escrevia piadas para Brüno e o Sacha dizia: 'você não pode usar essa piada a não ser que explique o que está satirizando ou qual é a hipocrisia dela. O que você está tentando dizer com aquela piada?'"
Os fãs podem começar a comemorar: o Franz Ferdinand deve se apresentar na edição 2009 do Video Music Brasil, a premiação da MTV, no dia 1 de outubro, no Credicard Hall, em São Paulo.
Por enquanto é isso, mas a agenda do grupo por aqui pode crescer.
Quentin Tarantino foi ao programa de Jimmy Kimmel e falou (pouco) sobre o filme Bastardos Inglórios, que deve estrear no Brasil em 23 de outubro:
Acho esse nome em português bem infeliz. Apesar de "bastards" e "bastardos" terem o mesmo significado, nos EUA a palavra é muito mais usada, em especial como ofensa. Só que no Brasil ela ainda tem o sentido de "filho ilegítimo". É a mesma coisa que traduzir "cop" como "tira": não é errado, mas é estranho.
Logo mais deve aparecer o trailer complete (esse acima é só o teaser). Assinam a direção, além de Pisanthanakun, Parkpoom Wongpoom (que dividiu o comando de Espíritos com ele), Paween Purikitpanya (Reencarnação da Vingança), Songyos Sugmakanan (Dorm) e Visute Poolvoralaks (produtor que faz sua estreia como diretor).
Na Tailândia, o filme tem estreia marcada para 9 de setembro.
Os estúdios Disney estão interessados no mercado russo. A prova disso é o longa-metragem Kniga Masterov (The Book of Masters, no resto do mundo), que estreia na terra de Vladimir Putin em 29 de outubro deste ano.
O cara ainda escreveu os roteiros de Férias Frustradas (1983), A Garota de Rosa-Shockin (1986), Esqueceram de Mim (1990) e criou a história de Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor (2008). Gênio.
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, caiu do palco durante um show em Rapid City, nos EUA, ontem. Ele foi socorrido de helicóptero e machucou a cabeça, o pescoço e os ombros.
O blog MTV Multiplayerpostou hoje um vídeo do diretor Tim Burton falando - brevemente - sobre o game baseado no filme Alice no País das Maravilhas (que estreia em 5 de março de 2010):
Para mim, dois dos filmes mais esperados de 2009 têm o mesmo protagonista: Jesse Eisenberg. O primeiro deles, Adventureland, eu já vi. É uma comédia teen bem leve, no estilo "amadurecimento", dirigida e escrita por Greg Mottola (Superbad - É Hoje). O segundo é Zombieland, um filme de zumbis que consegue ser extremamente violento e engraçado:
Zombieland estreia em 9 de outubro, nos EUA. A revista Fangoriavisitou as filmagens do longa-metragem.
Segundo o Korean Film Council, a continuação de O Hospedeiro - o filme coreano de monstro que foi bem falado no mundo todo - será feita em parceria com uma empresa de Singapura.
A Boku Films, de Kelvin Tong (dos muito bons The Maid e Rule Number One) vai investir US$ 5 milhões em O Hospedeiro 2.
Por enquanto não se sabe quem dirigirá o longa-metragem (Bong Joon-ho, do primeiro filme, não está no projeto). O roteiro é de Kang Full, autor de revistas em quadrinho. A história se passará em Seoul.
Lembra do tsunami? Ele virou assunto para um longa-metragem coreano, no melhor estilo "escola de cinema Roland Emmerich": Haeundae.
O filme do diretor Je-gyun Yun (My Boss, My Hero) já está sendo exibido na Coreia e não tem previsão de estreia em outros países (mas deve se chamar Tsunami nos EUA).
Com um disco novo do Pearl Jam prestes a ser lançado (e uma reunião do Soundgarden sempre à espreita), o grunge periga voltar a ser assunto. Alguém correu e colocou a íntegra do documentário Hype! (de Doug Pray) no YouTube, então dá para começar a viagem pela nostalgia:
Esse Hype! foi lançado em versão nacional pela falecida Bizz, em uma edição que tinha uma trilha de comentários gravada pela equipe da revista (eu incluído) mais o Lúcio Ribeiro. Está fora de catálogo, mas dá para encontrar por aí.
O estilista Christian Audigier mostrou ao programa The Insider a coleção que estava fazendo para Michael Jackson - peças que o astro usaria no palco e outras que seriam vendidas aos fãs.
Talvez seja o único lado bom da morte do Rei do Pop: nunca veremos pessoas nas ruas usando esses exemplos extremos de mau gosto.
Tem coisas que deveriam ficar enterradas. Por outro lado, para que serviria a internet, então? Pois aqui está o dueto inédito, gravado em 1987, de Ringo Starr e Bob Dylan - duas das vozes mais marcantes do rock mundial. A faixa se chama "Wish I Knew Now (What I Knew Then)":
A música foi gravada para um suposto "álbum perdido" do Ringo, que nunca foi lançado oficialmente.
Aliás, esse grupo novo do Macca não só é a melhor banda que ele já montou desde aquele quarteto dos anos 60, mas também é formado por pessoas muito simpáticas.
Voltando ao Brasil, Ray disse que "não temos conhecimento sobre essas notícias [dos shows de abril] até agora". O que provalvemente quer dizer que as apresentações não estão 100% fechadas.
Os shows soltos que McCartney está fazendos nos EUA terminam agora em agosto, então ele deve ter um tempo para montar a agenda de uma turnê completa (a última da carreira dele, dizem).
O The Sun disse que o músico quer passar por lugares impressionantes, como a Praça da Paz Celestial, na China. A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, encaixaria-se perfeitamente nesse esquema.