sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cena de rock alternativo da China: até a CNN já notou

Quando até a CNN está fazendo matéria sobre a cena de rock alternativo de Pequim é porque o bicho está pegando de verdade. Tem Carsick Cars, Buyi, Spring & Autumn, Queen Sea Big Shark, Hanggai (folk com origem na Mongólia, encara?), Snapline e outras muitas.



Como a China ainda é principiante na área, as bandas têm liberdade total - e, vamos falar a verdade, os músicos não são estimulados pelo capitalismo selvagem estilo ocidental desde cedo.

Mais um detalhe: até pouco tempo, o governo local não aprovava a cena (e hoje só a tolera). Então se existe um lugar onde a cena roqueira é alternativa mesmo, é na China.

Como diz Michael Pettis, o dono do selo Maybe Mars, na matéria da CNN, "se a China tem um quinto da população do mundo, é provável que tenha um quinto dos gênios da música também". Com uma cena de mais de mil bandas, alguns deles devem estar no rock.

Neste ano o Carsick Cars (que eu toquei no podcast Qualquer Coisa no ano passado) tocou em festivais da Europa. A coisa está se espalhando cada vez mais, daqui a pouco os caras já estão no Goiânia Noise, no Popload Gig... Só vai ser difícil decorar as letras para cantar junto.

Um comentário:

nobre_abrafin disse...

seria massa ter banda chinesa aqui...