quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Paranormal Activity assusta (mas também irrita)



Depois de ler coisas como "o filme mais assustador de todos os tempos" e "inacreditável" sobre Paranormal Activity, decidi que precisava ver esse filme de qualquer jeito. Além de tudo, ele era um fenômeno de divulgação pela internet – custou US$ 11 mil e gerou quase US$ 8 milhões. Todas as resenhas diziam maravilhas sobre o longa dirigido pelo estreante Oren Peli - o que se provou uma armadilha para a simplicidade do trabalho. Quanto maior a expectativa, maior a possível decepção.

Consegui pegar uma sessão no ArcLight Hollywood – um cinema que sempre quis conhecer – durante uma viagem de trabalho a Los Angeles, na última sexta-feira. Um funcionário fez a apresentação: "Senhoras e senhores, este é um filme bem curto. São 90 minutos, acredite se quiser. Tipo filme de criança."

Está aí uma coisa que Paranormal não é: um filme para crianças. O potencial de trauma ao se expor uma criança à história do casal Micah e Katie é gigantesco. Os dois começam a ser perturbados por uma força desconhecida e o rapaz decide filmar tudo (e o filme é apresentado ao estilo de A Bruxa de Blair).

Aí foi que percebi o motivo da má vontade do funcionário com o longa de terror: a primeira parte, na qual nada acontece, sofre bastante com a falta de foco da câmera. Sem contar que o casal – ele, em especial – é extremamente irritante. Não dá para simpatizar, você praticamente torce para que os eventos paranormais sejam um monstro gigantesco que apareça logo e engula os dois.

Na segunda parte, quando as assombrações começam, o filme melhora e justifica (mesmo que parcialmente) a fama. Peli consegue criar um clima intenso de suspense, com cenas longas (quase sempre da dupla dormindo, na cama) que culminam em algum susto repentino. Foi uma das únicas vezes em que vi as pessoas gritarem no cinema, assustando-se com qualquer coisa.

Por outro lado, Paranormal Activity é só isso: um filme de susto. Não há uma história incrível por trás das assombrações, nem uma mitologia forte o suficiente para gerar continuações. É bom, mas não ótimo - e certamente não é o terror mais assustador de todos os tempos.

30 comentários:

alemão uc disse...

sério mesmo?
eu já tava mesmo acreditando que era o filme mais aterrorizados de todos os tempos. [/ironia]
desde que vi o primeiro trailer já tinha na cabeça que esse filme era tão ruim ou pior que a bruxa de blair.

Fabio disse...

Ola!
Qual eh o terror mais assustador de todos os tempos?

Paulo Terron disse...

Fabio,

Nossa, pergunta difícil. Assim, sem pensar, eu diria O Exorcista.

Léo disse...

Pode pensar a vida inteira. Nunca haverá filme mais assustador que O Exorcista. Outro dia assisti REC (o original, não o remake americano que eu esqueci o nome) e achei que ele pudesse ser tão bom quanto falavam até os três minutos finais, quando o negócio vira avacalhação.

Alcenor disse...

Assisti o filme e é inevitável admitir que está longe de ser considerado um filme assustador. Segue o mesmo estilo da Bruxa de Blair mas não chega aos pés devido ao ambiente simplório onde o filme se desenrola, o que deixa pouca margem para inovação e portanto, não vai além dos clichês dos filmes de casas mal-assombradas.

Alcenor disse...

Assisti o filme e é inevitável admitir que está longe de ser considerado um filme assustador. Segue o mesmo estilo da Bruxa de Blair mas não chega aos pés devido ao ambiente simplório onde o filme se desenrola, o que deixa pouca margem para inovação e portanto, não vai além dos clichês dos filmes de casas mal assombradas.

Zefreus disse...

Já vi o filme completamente de outra forma.
Ele é perfeito para aquilo que ele oferece.
Só não vai gostar do filme que vai assistindo esperando um filme perfeito e com detalhes de superprodução.
A história e os efeitos são muito bem desenvolvidos, de acordo com aquilo que é oferecido e com a equipe tinha a disposição.
O filme é muito bom, tem uma cena que para mim, é uma das melhores cenas que já vi num filme de terror, horror, suspense ou algo do tipo.
Abraços

Marcos Alexandre disse...

Acabei de ver o filme... muiito bom!! mas... gostaria q tudo que aconteceu fosse verdade...Seria muito melhor!! a sensação de ser puxado por um espirito enquanto dorme deve ser muito louuca .. kkkkkkkkkk

abraçoss

jack disse...

Bom, com certeza O Exorcista é o melhor de todos os tempos (p/ mim).
Qnto ao filme, achei muito bom comparado ao fato de o diretor querer passar a idéia q é uma historia real, sendo filmado pelo casal referido.
Pra mim filmes d terror eh isso e não sangue e tripas pelo chão, pra q melhor q isso: o sobrenatural, algo q muitos acreditam e muitos outros não. ^^
forte abraço a todos...
Ps:. Marcos A. eu n qria sentir essa sensação hahaha

Maggot09 disse...

Pessoal acabei de ver agora o filme;D Neste tipo de filme quem for a pensar k ´´e filme e nao entrar dentro dele nao gosta claro. Eu adorei e posso dizer k nao e facil me acagaçar com filmes e este deixou-me colado ao banco. K posso mais dizer BRUTAL... Venham mais deste tipo...

ABRAÇOS A TODOS ;D e bons cagaços...

Dayse Batista disse...

Acabei de assistir (baixado pela Internet).
Assustador? Nããããooooo!
Quem assiste "Ghost Hunters" ou "Paranormal State", de caçadores "reais" de fantasmas, já viu coisa bem pior. A cena da Kathie sendo puxada da cama é a única realmente de dizer "Nossa!", mas também é só.
Much ado for nothing. Mas a propaganda é a alma do negócio, né não?

Cavernoso disse...

Eu também vejo o filme de outra forma.
Para um orçamento baixo sem uma superprodução ele é ótimo!
E o enrrolar do começo....bom...tem q ter né!!!...

Gostei muito

M disse...

Realmente a cena da perna dela sendo puxada e boaa...
vi e revi,varias vezes hahaha tentando achar um erro...alguem achou algum?
beijao.

michael weatherly disse...

Bom,claro que O exorcista não tem comparação.Ainda é o numero um da minha lista,ao qual traumatizou forevans.
Porém,Paranormal Activity,sem dúvida nenhuma é uma produção boa.Ao qual arranca gritos e nos faz pensar nessa coisa de paranormal demoniaca.Coisa que existe,e se alguem ja presenciou sabe o quanto isso assusta.
E em momento alguem,acredito que ele demonstraria ser diferente,do que foi proposto.Um casal que filma suas experiencia na sua propria casa.
Venhamos e convenhamos,ser puxado de sua propria cama enquanto voce dorme,nao é nada light.E muito menos vc ver sua/seu namorado(a) levantar-se,olhar para vc por mais de 3h e depois andar sem noção nenhuma de direção.
É um filme muito bom,para céticos...talvez seja bobagem.Mas para quem realmente acredita,é um dos filmes que fará com que pessoas não consigam dormir tranquilamente por um bom tempo.

Sérgio disse...

Eu acabei de ver o filme agora... Não que me tenha assustado muito mas fiquei um pouco credulo na historia... Pesquisei no google e encontrei este " forum "...
Podem rir por eu dizer que fiquei um pouco credulo na historia do filme... Mas o motivo para tal é porque eu já senti uma respiração junto ao meu ouvido e já senti me agarrarem no pé!!!
Experienciei por duas vezes a respiração e apenas uma vez o agarrarem-me no pé!
Não... Não consumo drogas nem tenho medição... Na altura, à volta de 1995 nem sequer consumia alcool...
A minha experiencia aconteceu em ambas as 3 vezes no maximo 5 min após me deitar!!!
Desde 1995 não me lembro de ter voltado a acontecer nada semelhante, mas o que aconteceu é impossivel esquecer!!!
Daí ter procurado no google qualquer coisa acerca deste filme... E agora que descobri que não passou apenas de um filme... fiquei sempre com o mesmo ponto de interrogação na cabeça!!! Será que um dia encontro alguém que tenha vivido a mesma experiencia??? O filme se fosse baseado em historia real, ficaria muito mais curioso e continuava a pesquisar...
Não acredito 100% nestas coisas mas dou alguma margem para o inexplicavel principalmente pelo que me aconteceu!!!

EnGaSgAdOs disse...

Ok...eu assiti ao filme ontem e realmente sái apavaroda, sério. O que me intrigou foi o Micah: vai ter culhões assim no inferno, ele sim não tem medo de abraçar o capeta. Mais uma: esse filme foi baseado em fatos reais e a versão que assiti anteriormente à do cinema tem o final diferente (muito mais real que o do cinema, e muito mais perturbador). Mas, como que uma história real pode ter dois finais?
Mas enfim, se tratando de suspense, o cara realmente conseguiu, é incomodativo, o espectador sai confuso mesmo e são coisas muito loucas. No espiristismo, que segue acredita que más entidades podem perseguir uma pessoa e até mesmo matá-la. Para tanto, isso é o clima do filme de suspense. Mas eu acho meio que absurdo compará-lo ao Bruxa de Blair, pois nesse filme, eu dei muita risada.
Deixando meu comentário, parabenizo ao filme e acredito que renderá muito mais.

Jake Estrella

Janna disse...

eu nao poderia concordar mais.
um filme assustador sobre pessoas nem um pouco interessantes. e aliás, coragem numa "história" como essa = burrice. que cara chato.

Bruna disse...

Bom eu não esperava nada do filme e mesmo assim achei muito ruinzinho. Até cine trash assusta mais.

Acho que só se assusta quem realmente acredita nessas coisas (mesmo), porque se você é cético, vai ser difícil entrar no clima do filme.

Acho que seria legalzinho se fosse um curta. Poderiam tirar todas aquelas cenas desnecessárias.

Mas enfim gosto é gosto né!

Allison disse...

cara, voce precisa analisar melhor, óbvio que o filme nao tem história, ele retrata um desespero na residencia, algo que muita gente acredita, eu achei o melhor do genero, as cenas sao perturbadoras, principalmente nos ultimos 40 minutos e extremamente nos ultimos 10. pra mim é o mais assustador de todos mesmo, e eu nao levei nenhum susto, mas o que me cativou foi a total concentração que voce consegue ter vendo o filme, fiquei o filme inteiro vidrado!

nunoinv disse...

Não pude deixar de responder a este blogue pela controvérsia da discussão sobre o filme.
Acabei mesmo agora de o vêr, são 5 da manhã (uma regra pessoal para ver filmes de terror) e tive que parar 3 vezes o filme para acalmar o ânimos. Há muito que um filme não me metia medo (sendo um fã de filmes de terror) e este conseguiu.

A história podia ter mais profundidade e ter os acontecimentos em cadeia, com curtas pausas, de resto o modo "blair witch" funcionou lindamente.

peace ;)

jorge disse...

O PIOR FILME que vi em toda a minha VIDA!!!!

Completo desperdicio de dinheiro e tempo..

O filme é extramamente aborrecido, falta de originalidade, nao pode ser considerado de terror (nao assusta nada), eu quase que adormeci na cadeira, muiiiito repetitivo, e chega-se ao final com tamanha desilusão e a perguntar uns para os outros: O qué.. só isto??, foi intervalo certo!! ate que aparecem as letras e ficas com tamanha revolta do dinheiro que para la pagaste para ver um filme (desculpem a expresão).. um filme de MER*A.

Eu saí do filme mesmo revoltado, pois fui mais uma vez enganado pelos massmidia.
Agora percebo para onde foram o resto do dinheiro da realização do filme: para a publicidade.

Se virem o trailer é o filme em si ( ate o final ta no trailer, é o final do trailer):
E se repararem eles meteram aquelas reacçoes das pessoas (foram pagas, obviamente) no trailer!!, pois nao tinham mais nada para por!!

SinSephiroth disse...

com todos estes comentários nao pude deixar de comentar. Na minha opinião O exorcista esta longe de ser o maior filme de terror, por favor, o filme quase me fez rir e ja foi a uns anos atrás. Mas também ainda à de estar para vir o filme que me assuste realmente.

Quanto ao paranormal activity achei muito bom é um filme simples mas muito perturbador nao tem que ser complexo pois o filme foi baseado nas cassetes da camara original dai ser tão perturbador. E depois de o vermos e pensarmos sobre isso ainda mais perturbador se torna.

Outra coisa para os mais cépticos: as cassetes originais encontram-se na posse da policia de san diego como prova e o corpo dela nunca foi encontrado.

Timon disse...

Olá a todos.

Eu não gostei, é de estrema irritância... a parte que mais gostei foi ela a ser arrastada e o Micah com ela a ser também arrastado. Deviam ter ido pelas escadas abaixo lol tinha mais impacto.

E pelo amor de Deus, em quase todas as vezes em que o espírito entrava no quarto ninguém ligava a luz!!!

Qualquer um faria, a isso chama-se instinto e não perguntar quem está aí!

Prontos, ficou muito a deseja. No meu caso em especial, soltei algumas gargalhadas com uns berros estridentes que se ouvia na sala de cinema. Mas ainda não apareceu nenhum em especial que fosse tão bom o exorcismo de Emillie.

E o fim nem comento, era melhor nem ter visto, foi o que estragou o que restava de bom.

Kallil Oliveira disse...

Assisti o filme e realmente é de um grande suspense. Possa ser sim, pela história e enrredo que se diz ser verídico, q seja o "filme de terror" de todos os tempos, nada melhor do q a realidade!
Ta aí uma questão, aconteceu realmente ou não passa da mesma farjuta de a Bruxa de Blair?

João disse...

pelo amor de Deus... esse foi um dos filmes mais CHATOS que eu já vi na minha vida! a parte mais aterrorizante foi aguentar ele terminar!

13o disse...

Acabei de ver o filme,vim ter aki por curiosidade e só keria informar os menos informados que o aviso de k a cassete foi fornecida pela policia é parte do filme!!! não é verdade, esse filme ñ é baseado em factos veridicos. Se se derem ao trabalho de se informarem saberiam k Peli fez muita pesquisa em fantasmas e demonologia antes de realizar o filme,ñ se baseou numas cassetes...

Hunney disse...

Um funcionário fez a apresentação: "Senhoras e senhores, este é um filme bem curto. São 90 minutos, acredite se quiser. Tipo filme de criança."
LOL really? 90 minutos são 1 hora e meia que é basicamente o tempo de muitos muitos filmes...esse funcionario, apesar de trabalhar num cinema nao deve ver muitos filmes....

docetrago disse...

Filme modinha, marketing puro de internet, extremamente chato.
Um dos melhores filmes que explora bem o sobrenatural é The Hell House ( A Casa da Noite Eterna ).
Lembro-me que assisti a esse filme qdo eu era garoto ( tinha uns 9 anos de idade ) e fiquei impressionado.
Terror sem motosserra, sem tripas ou sangue espirrando e uma forte dose de elementos presentes no inconsciente coletivo, com um final muito bem pensado.
Agora, esse filme modinha de orkut, pelamordedeus viu... que filminho mais chulé.

Zefreus disse...

Ainda bem que gosto é que nem bunda.
Cada um tem o seu.
O ideal seria apenas respeitar o do outro.
Fica a dica aí "amigão"!

Candidatos 2010 disse...

achei o filme muito bom. Assiti 2x o 1... Espero que o 2 tb seja um dos melhores ....