quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Os Beatles são do mal! Segundo os comunistas russos, claro



Em 1962, Leslie Woodhead fez as imagens que o deixariam conhecido: os Beatles tocando no Cavern Club, em Liverpool, o registro mais antigo do grupo em movimento. É o único registro em vídeo dessa fase da banda. Depois disso, ele foi para a URSS e começou a fazer documentários.

Quase 50 anos mais tarde, Woodhead uniu essas partes tão distintas da vida dele em How the Beatles Rocked the Kremlin, um filme sobre como a banda britânica ajudou a derrubar o comunismo russo (ou pelo menos, como dizem no documentário, "foram a chave da porta" dessa queda).

O vídeo, exibido pela BBC 4 este ano, tem vários pontos interessantes. Sabia que os russos pirateavam discos de rock fazendo gravações em chapas de raio X usadas? Eu não sabia, mas é verdade.

Acima mais uma curiosidade incrível: um clipe de propaganda comunista que discursa contra os Beatles, chamando as fãs de histéricas e tirando barato do empresário Brian Epstein. Não funcionou. A beatlemania invadiu a URSS com mais força que um batalhão militar.

17 comentários:

Ulisses Adirt disse...

Piratear discos em chapas de raio X usadas foi realmente uma curiosidade ímpar.

lleny disse...

O único conjunto que quebrou todas as barreiras, as terrestres (Rússia, EUA) do som (pois foi enviada sua música ao espaço).
Não esquecendo que Paul é nome de um Planeta e John de uma cratera na Lua !!!!

Yuri disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Raquel disse...

Muito massa o vídeo!! E onde está o documentário todo? Tem aí?

consltor.pa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Terron disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crisógenes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Como dizia o poeta.... disse...

è claro que os beatles são do mal...e tudo que é do mal é legal!!!
rock'n'roll baby....

Anônimo disse...

Intressante resgate dos FAB4

Don Sedov disse...

A primeira grande boyband...

Anônimo disse...

Há um pouco de verdade nos russos. Vocês sabiam que no disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, te a foto de um homem chama do aleister crowley que é considerado o pai do satanismo? é isso mesmo! e se procurrem conhecer a vida das outras pessoas e símbolos que estão na capa do disco vão ver que eles tinham alguma ligação com o lado negro. o homem citado está no canto superior esquerdo, é o careca.

Hector disse...

Faz algum sentido... As e os fãs eram, de fato, histéricas, como ainda o são até hoje. Os próprios Beatles, no documentário Anthology, comentam que não conseguiam ouvir o que tocavam durante os mega-shows. E, não é mentira, Epstein foi um gênio quando alçou os Beatles à fama. Tem um pouco de verdade, sim, nesse papo soviético.

manager disse...

na propaganda e destacado o talento dos Beatles e em momento algum ELES estao sendo criticados ou malditos (tb alguem conseguiria?). perceba o que esta em questao para os comunistas: os INTERESSES do EMPRESARIO que usou com destreza os jovens MUITO TALENTOSOS para 'make him money'. eu queria poder dizer que isso nao conta mas quanto mais enlouquecidos os fas mais lucro nao acha [olhe que ha especialistas QUE TRABALHAM SO PRA ISSO, nao para anunciar de bom coraçao o quao talentosos sao esses jovens]). nao leve a mal mas se nao fosse a maquina do capital/influencia a gente nao teria condiçoes de conhece-los (pelo amor do Cara la de cima eu sei e nao esqueci de que para eles chegarem ate onde chegaram tiveram muito esforço, se dedicaram, amavam o que faziam) de tal forma. ou sera que alguem DUVIDA que haja pessoas com talento que mereçam ao menos um pouco de reconhecimento e nao tem pois nao conseguiram encontrar ainda alguem de tacto comercial que enxergue o que (infelizmente) realmente importa cifrões e nao talentos?

Jorge Leberg disse...

Adorei saber de tal fato, se bem que "previsível" em vista da ideologia soviética.

Piratear discos em chapas de raio X usadas foi realmente uma curiosidade ímpar. [2]

Djalma Menezes de Oliveira disse...

O anti-comunismo, Macartismo, nos EUA, anos 60, fez coisas muito piores. Eu vi e vivi and I did not forget.

Samuel Eduardo disse...

Os Beatles são incomparáveis. Foram pioneiros, derrubaram inúmeras barreiras e definiram um novo conceito sobre a música e o Rock N' Roll, que na década de 1960 fazia múscas que hoje não conseguem ser feitas iguais e tão pouco reproduzidas com a mesma qualidade.
Aleister Crowley??? Quem é ele hoje?
E os Beatles? São simplesmente a maior banda do mundo!
Aos simpatizantes da teoria da conspiração, estudem mais sobre Os Beatles e sobre seus albuns. Não escutem simplesmente o que se diz por aí... Aonde estão os que falaram mal? Alguém sabe?
E os Beatles? Esses sim, todos sabem!!!

Luan disse...

Crowley foi considerado pai do satanismo pela igreja católica da época. Que eu me lembre a unica aparição de Crowley na obra doa Beatles é mesmo na capa de sgt pepper's, isso pq segundo a banda era influente o bastante para estar entre as outras "celebridades". Outras bandas e cantores tem influencia direta de crowley, Zeppelin, Ozzy e Raul por exemplo. Nao confunda divergência de crença religiosa com satanismo e afins, afninal lado negro ou lado branco depende do ponto de vista hahahah.