segunda-feira, 8 de março de 2010

Madonna e seus produtores: como funcionam as parcerias? (ouça!)



Já parou para pensar em como a Madonna escolhe as músicas que ela encomenda de produtores como Pharell Williams, Justin Timberlake e Timbaland? É razoavelmente simples: eles gravam demos, com letras provisórias, e - caso a namorada do Jesus goste -, ela escreve novas letras e grava, com a ajuda deles. Vamos pegar como exemplo o trabalho mais recente da cantora, Hard Candy.

Abaixo você tem um exemplo do "meio do caminho". Com a música já selecionada (no caso, "4 Minutes"), a cantora e os autores/produtores testam ideias diferentes. Escute só a diferença de andamento entre a demo número 2 e a 1:

Madonna - 4 Minutes (Demos 2 e 1)

Antes disso, tem a versão demo que eu mencionei no começo. Aqui você escuta o rascunho inicial de Pharell Williams para "Heartbeat" (ouça a versão final, com a Madonna, aqui):

Madonna - Heartbeat (Pharell Demo)

Às vezes a demo soa melhor que a versão que acaba no disco, como no caso de "Spanish Lessons" (apesar da letra "embromation" do Pharell):

Madonna - Spanish Lessons (Pharrel Demo)

Para encerrar, a gravação que o Pharell usou para mostrar "Ring My Bell" (faixa que acabou entrando só nas edições especiais de Hard Candy - ouça aqui) à Madonna:

Madonna - Ring My Bell (Pharrel Demo)

Nenhum comentário: