terça-feira, 12 de julho de 2011

Sabia que Caetano e Gil se apresentaram no festival da Ilha de Wight, em 1970?



Lembro de ouvir o Caetano Veloso mencionar que tinha se apresentado no festival da Ilha de Wight, em 1970, junto com o Gilberto Gil. Ele sempre dizia que o show havia sido mencionado na Rolling Stone norte-americana, mas que ele não tinha a revista.

Depois de acompanhar o Ronaldo Evangelista na viagem à Salvador que rendeu a capa da Rolling Stone Brasil deste mês, bateu a curiosidade. Eu já havia tentado encontrar o texto, sem sucesso. Com o novo sistema de acesso ao arquivo pelo site da revista, mágica: achei a referência a Gil e "Gaentano". Olha só:



É mais o menos assim, tentando traduzir o "estilo São Francisco em 1970" da revista livremente:

"O muzak psicodélico dos primeiros dois dias foi quebrado quebrado duas vezes, por Terry Reid e pelos músicos brasileiros Gilberto Gil e Gaentano Veloso, que estavam em turnê européia com Sergio Mendes e vieram à Ilha de Wight a turismo. Uma fita de suas harmonias de Devastation Hill foi mandada ao palco e eles foram convidados a tocar. Com 13 companheiros, 11 dos quais batiam palmas e cantavam, de dentro de um enorme vestido vermelho de plástico, eles tocaram meia hora de uma bela bossa nova. Um por um, os que estavam vestidos de vermelho foram destruindo seus vestidos, nus, mas evitando nudez frontal, saíram do palco deixando para trás uma audiência entretida."

Nenhum comentário: