quarta-feira, 16 de julho de 2014

Spillers: conheça a loja de discos de vinil mais antiga do mundo


Não tem muita coisa para se fazer em Cardiff, no País de Gales. Nada contra a cidade: é bonita e as pessoas são extremamente simpáticas, mas também é um daqueles lugares à beira mar em que a chuva e o vento frio tiram a boa vontade de qualquer um. O destino mais popular por ali é, com certeza, o Doctor Who Experience - museu dedicado à lendária série da BBC (que, aliás, é gravada ali ao lado, nos estúdios galeses, a poucos metros).

O centro da cidade tem uma outra curiosidade, bem diferente do universo fantástico da Tardis. Escondidinha no número 31 da galeria Morgan Arcade está a Spillers Records, a loja de discos de vinil mais antiga do mundo!

Ela foi fundada em 1894 em um outro local, a Queen's Arcade, na mesma área da localização atual. Na época, comercializava discos de gramofone e cilindros fonográficos. O tipo de mídia foi evoluindo (ou não, dependendo da sua opinião sobre o assunto...) e a Spillers, ao longo desses 120 anos, vendeu discos de vinil, fitas cassete, CDs e diversos outros formatos.

Hoje, a loja ainda tem CDs - mas é conhecida mesmo pelos vinis. Eles ficam no andar superior e são poucos, em uma seleção eficiente. Eu não botei muita fé na quantidade, mas encontrei ali duas edições limitadas que não vi em nenhuma das dezenas de lojas que visitei em Londres: a coletânea tripla Side Tracks, exclusiva do Record Store Day, que junta raridades de Bob Dylan, e o single "Why Should I Love You?", do Vaccines (que no lado B tem a versão de R. Steve Moore para "Post Break Up Sex").


Enquanto o vendedor embalava as minhas compras, puxei assunto dizendo que era difícil encontrar aquele Dylan. Sorrindo, ele respondeu: "Isso quer dizer que Cardiff é melhor do que qualquer outra cidade?". Logo depois, ele ainda emendou: "fico muito nervoso quando estou com um disco de outra pessoa na minha mão!". E eu nem tinha pagado ainda!

Caso queira arriscar uma visita, é simples: de Londres você pega um trem para Cardiff. Custa umas 50 libras esterlinas e demora pouco mais de 2 horas.

Nenhum comentário: