sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Soundgarden ficou muito tempo longe, mas voltou com "Been Away Too Long" (ouça!)



Mais uma nova do Soundgarden, "Been Away Too Long", que estará em King Animal, disco que sai em 13 de novembro.

A banda já havia divulgado um trecho da barulhenta "Worse Dreams" e um trailer do disco:



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Paul McCartney+John Paul Jones+Damon Albarn+Tony Allen+Gruff Rhys



Paul McCartney, John Paul Jones (Led Zeppelin), Damon Albarn (Blur), Tony Allen e Gruff Rhys (Super Furry Animals), Martina Topley-Bird e o brasileiro Paulinho Da Costa. Que banda, hein? Tocaram "Coming Up" e "Goodnight Tonight" no evento Africa Express, no sábado (8), em Londres.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Depois de apagar clássicos da comédia e da música, BBC luta para recuperá-los



A história é velha, mas continua interessante: a BBC não costumava gravar os programas que transmitia ao vivo e, eventualmente, apagava as fitas de atrações que hoje são consideradas clássicas. Foi assim até mais ou menos os anos 80. Esse é o tema desse documentário acima, Missing Belived Wiped, que também é o nome de uma iniciativa do British Film Institute dedicada a tentar recuperar esses tesouros perdidos. A BBC tem uma versão própria da campanha, a Treasure Hunt.

Muito do material só foi recuperado devido ao empenho de colecionadores e de telespectadores que gravavam as transmissões em casa, ilegalmente. Até as primeiras temporadas do Flying Circus, do Monty Python, um dos programas mais influentes da comédia mundial, quase foram apagadas.

Muita coisa continua perdida. Inúmeros episódios de Doctor Who, por exemplo. E algum material ressurge eventualmente, como a performance de David Bowie no Top of the Pops, em 1973, cantando "Jean Genie":



Nesse caso, o câmera do programa tinha guardado uma cópia - e essa foi a salvação desse pequeno pedaço da história do rock. "See Emily Play", com o Pink Floyd tocando no mesmo programa, em 1967, também ressurgiu recentemente:



Claro que, apesar dessas iniciativas das grandes empresas, são os fãs que têm mais chances de encontrar o material perdido. E organizações como a Missing Episodes se dedicam a isso, o resgate de parte da memória cultural de um país.

Por aqui, a história é um pouco diferente. Muito dos momentos marcantes da TV brasileira foi perdido em incêndios famosos, mas também há casos de fitas apagadas para serem usadas novamente. O show do Nirvana no Rio, em 1993, é um ótiumo exemplo disso - e só sobreviveu porque os fãs gravaram a transmissão ao vivo da Globo. Entre as séries perdidas, praticamente tudo de Família Trapo (só o episódio com Pelé ainda existe).

Ouça um show raro de Jack White e Brendan Benson (de 1999!)



Antes do Raconteurs, Jack White e Brendan Benson tiveram uma banda - Jack White & the Bricks - que durou o tempo incrível de uma noite. Mas parece que a intenção era essa mesmo, a de tocar com os amigos. Na bateria estava Ben Blackwell, que trabalha com White até hoje na Third Man Records, e, no baixo, Kevin Peyok (do Waxwings, banda que também tinha Dean Fertita, do Dead Weather).

Parece ter sido uma noite divertida no Gold Dollar, em Detroit - e alguém teve o bom senso de gravar tudo. Foi em 16 de setembro de 1999 (ou seja, há praticamente 13 anos).

No repertório estão várias faixas até então inéditas do White Stripes (destaque para o vocal de Benson em "You've Got Her In Your Pocket" e "Now Mary") e uma versão para "Ooh! My Soul", de Little Richard.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Um dos projetos de filme sobre Jeff Buckley ganha trailer (veja!)



Saiu uma versão não-oficial de Greetings From Tim Buckley, um dos filmes sobre a vida de Jeff Buckley. Neste, com o ator Penn Badgley (Gossip Girl) no papel de Jeff, a história acerta o focar em um período específico: o show tributo a Tim Buckley, que lançou efetivamente a carreira do filho, Jeff. Mas todo o resto do longa parece só uma comédia romântica destinada à tragédia.

Greetings From Tim Buckley será exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, neste mês. Ainda existem mais dois filmes sobre Jeff Buckley em produção. Este link tem mais detalhes sobre eles, incluindo Mystery White Boy, o filme que conta com o apoio da família de Jeff (com Reeve Carney, o Homem Aranha da Broadway, no papel principal).

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ouça Here to Drown, a nova mixtape do With Lasers!

Sem muito o que dizer, uma nova mixtape: Here to Drown. Dá para baixar aqui. A lista das músicas segue abaixo. “Sleeping Pills (Strings)”, Suede / “Part One: The End”, Dylan LeBlanc / “Why Hurt the One Who Loves You”, Roy Orbison / “Lonely World”, The Vaccines / “Maybe After He’s Gone”, The Zombies / “Joke or a Lie”, Sharon Van Etten / “Velvet Morning”, The Verve / “My Darling”, Wilco / “Pretend Love”, The Avett Brothers / “She Don’t Mind”, Cory Chisel & the Wandering Sons / “The Biggest Lie”, Elliott Smith / “Our Song”, The xx