sábado, 31 de março de 2012

Gravadora de Jack White vai lançar disco com líquido dentro



Com mais um Record Store Day chegando, a seleção de lançamentos da Third Man Records parecia simples demais. Depois de "disco dentro de disco" e um álbum de 3 RPM... Estaria o gás acabando?

Não: o gravadora de Jack White anunciou hoje que lançará uma versão do single "Sixteen Saltines", de White, em um vinil com líquido dentro. E um single de Karen Elson que tem a capa desenhada a laser. E outras coisinhas mais (veja no vídeo acima!).

quinta-feira, 29 de março de 2012

Earl Scruggs (1924 – 2012)



Morreu, em Nashville, Earl Scruggs - músico fundamental na criação do bluegrass, ao lado de Bill Monroe. Ele tinha 88 anos.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Marilyn Manson agora não descola da Lana Del Rey



Tem um post aqui no With Lasers! que, apesar de ser velho, sempre ganha novos comentários. É este aqui, sobre como o Marilyn Manson estava na aba da Lady Gaga. Fui muito xingado pelos fãs (e ainda sou!).

Eis que vem o próprio Manson e confirma aquela coisa que eu estava dizendo na época: agora, para dar um gás na imagem, ele tem andado com a Lana Del Rey. Seria interessante... Se não fosse simplesmente patético.

Quanto tempo até aparecer: 1 - uma música dela remixada por ele? 2 - uma participação dela no disco dele?

John Cleese explica o que é (e de onde vem) a criatividade



Além de engraçado, o John Cleese (do Monty Python) ainda é um ótimo palestrante. No vídeo acima, do começo dos anos 90, ele fala sobre criatividade - misturando ideias abstratas, que ele observou ao longo dos anos, a pesquisas científicas. E é tudo hilário.

Paul McCartney voltará ao Brasil com repertório levemente alterado



Se Paul McCartney passou por aqui em 2010 e 2011, pelo menos houve alteração nas músicas que ele toca na turnê. Na verdade até o nome dela mudou: antes Up and Coming, agora virou On the Run.

E entraram no repertório: "The Word" (Rubber Soul, 1965) (com trecho de "All You Need in Love"), "Ram On" (Ram, 1971, tocada em Porto Alegre, mas não no Rio e em São Paulo), "I Will" (The Beatles, 1968), "Maybe I'm Amazed" (McCartney, 1979), "Junior's Farm" (single, 1974), "The Night Before" (Help!, 1965), "My Valentine" (Kisses on the Bottom, 2012) e o medley "Golden Slumbers"/"Carry That Weight"/"The End" (Abbey Road, 1969). "Come and Get It" (originalmente lançada pelo Badfinger, em 1969) havia entrado, mas parece ter sido deixada de fora novamente. E se a galera pedir muito, rola até "Yellow Submarine" (é raro, mas já vi acontecer).

Nem todas são executadas na mesma noite, mas teremos uma noção melhor da "estabilidade" do setlist nos próximos dias, quando McCartney toca na Suíça, Bélgica e Inglaterra, antes de vir para a América do Sul.

Empolgou? Entradas para Recife e Florianópolis podem ser compradas aqui.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Quando Bo Diddley pirou o cabeção nos anos 70



The Black Gladiator, do Bo Diddley, ganhou reedição. Esse disco, de 1970, foi feito em um momento especial pelo qual outros veteranos também passaram: no fim dos anos 60, começo dos 70, guitarristas como Diddley viram o surgimento da psicodelia musical, de Hendrix e Clapton - e isso não passou batido pela música deles.



Outros exemplos: Electric Mud (1968), de Muddy Waters; The Howlin’ Wolf Album (1968), de Howlin' Wolf. Puristas do blues (e do rhythm and blues, no caso de Diddley) podem torcer o nariz para essas músicas mais viajantes, mas é uma visão interessante de artistas da velha guarda tentando se atualizar.



terça-feira, 13 de março de 2012

O Qualquer Coisa voltou! (Mas não voltou)



O Qualquer Coisa voltou! Só para um podcast especial, é verdade, mas voltou. Como o fim do programa na Oi FM foi meio brusco, tivemos vontade de gravar esse "avulso". Por enquanto não voltaremos com periodicidade, mas enxergamos outros especiais no futuro.

Nosso sócio Max de Castro estava ocupado no dia gravação, então eu e o José Flávio Júnior convocamos o integrante clássico Ronaldo Evangelista. Falamos de bastante coisa - tanta que o Qualquer Coisa acabou tendo 2 horas, o dobro da duração original.

Que venham os próximos!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Jack White se apresenta com duas bandas distintas no SNL

Jack White fez a estreia solo dele no Saturday Night Live, sábado passado, tocando duas músicas de Blunderbuss (que sai, inclusive por aqui, em abril).

Mas teve um detalhe. Observe a banda de "Love Interruption":



É a mesma formação do clipe, só com estas mulheres aqui.

Agora os acompanhantes dele em "Sixteen Saltines":



É uma banda completamente diferente!