terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Minhas férias - vol. 1": os Louvin Brothers



Talvez você conheça a capa acima: Satan is Real, do Louvin Brothers, sempre está no meio de eleições do tipo "a pior capa de todos os tempos". Justo (não parece que eles estão se divertindo com o capeta?). O disco, lançado em 1959, tem faixas do repertório religioso da dupla de irmãos, mas eles também gravavam música secular - do tipo mais triste e sensível que você conseguir imaginar.

As harmonias dos Louvin foram longe, influenciando desde o Everly Brothers até o Byrds. Mais recentemente, o Raconteurs andou tocando "The Christian Life", canção de Satan, em shows (procure aqui).



Mas por que estou escrevendo sobre esses pioneiros do country agora, em 2012? Por uma série de coincidências. Primeiro porque, durante minha passagem por Nashville em setembro passado, ouvi muito sobre eles. E agora também chegam às lojas, via Light in the Attic, as lindas reedições de Satan is Real e Tragic Songs of Life (1956). Ouvi os vinis e eles são irrepreensíveis, tanto no som quanto na embalagem (que tem textos, MP3 com comentários - um pacote mais que completo).

  • "The Christian Life", The Byrds


    A Light in the Attic aproveitou esses relançamentos para criar o disco Handpicked Songs 1955-1962, uma coletânea na qual gente como Dolly Parton, Mark Lanegan e Jim James (My Morning Jacket) escolhe suas faixas preferidas dos Louvin. Dá para ouvir trechos aqui.

    Outra coisa quente: o livro Satan is Real - the Ballad of the Louvin Brothers, escrito por Charlie Louvin com Benjamin Whitmer. É um livro de lembranças e "causos", escrito pelo irmão mais novo (que morreu no início de 2011 - Ira, o mais velho, morreu em 1965). São histórias sobre os dois colhendo algodão (com o pai durão) no sul dos EUA, lá no meio dos anos 30, e, em meio às dificuldades quase inimagináveis, aprendendo a cantar sozinhos. É um volume muito divertido, mesmo se você não for fã de country.

    Por último, há o ainda inacabado documentário Charlie Louvin - Still Rattlin', da produtora Devil's Cage. Ele junta momentos históricos a depoimentos de Charlie pouco antes da morte dele, além de uma pequena apresentação em Nashville, em dezembro de 2010.

    É isso: não há hora melhor do que agora para conhecer os Louvin Brothers!

  • Nenhum comentário: