segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"12 Músicas e Um Segredo": Os Melhores de 2010 em 21 Mixtapes – baixe, escute e opine



Olha só esse projeto organizado pelo Rodrigo Salem (caso as gravadoras queiram processar alguém por pirataria, fica a dica!):


A história surgiu mais ou menos como qualquer coletânea de adolescente, meio sem querer, meio despojada, mas com um certo prazer em servir para exibir os conhecimentos musicais.

De uma conversa sobre algum assunto nada a ver com música (jornalistas geralmente preferem falar mal de algum texto ou de alguém do que sobre o assunto que cobrem. Lição que universidade nenhuma ensina, kids), seis amigos ou colegas resolveram fazer a velha lista de Melhores do Ano, mas de uma forma diferente: já passando as músicas nos arquivos para o "leitor" baixar.

Como as regras para o tamanho da Mixtape (tradução: seleções musicais que "os nerds sem talento para tocar um instrumento" usavam e usam para pegar as meninas), começaram a ficar nebulosas e complexas, decidimos fazer algo diferente.

Cada um entregaria uma Mixtape com 12 músicas e uma faixa extra escondida. Assim nasceu o projeto 12 Músicas e um Segredo.

Longe de ser um nome genial para um projeto, não espere também um segredo tão bem guardado que somente o WikiLeaks conseguiria decifrar. É uma décima terceira música. Um charminho, tipo, nos Estados Unidos, onde não existe o 13o andar. Mas algumas faixas estão complicadas, você verá.

Bem, a brincadeira acabou ganhando uma dimensão maior. O grupinho de seis ficou pequeno.

Por que não chamar os amigos e amigas que adoram música e, principalmente, Mixtapes. No fim, chegamos ao número absurdo de 21 MIXTAPES para você baixar. Sim, faltou muita gente legal, mas não vamos esquecer que o projeto é, antes de mais nada, uma imensa brincadeira. Quem sabe não seja um começo de algo ainda mais legal para o futuro?

Dificilmente alguém na lista de "convidados" não teve um namoro construído ou destruído por uma coletânea. E por que deveríamos abandonar a mania só porque um iPod acumula dois milhões de músicas em seu HD?

Fazer uma Mixtape ainda é a melhor carta de amor que alguém pode escrever.

Música solta é bacana, um sexo casual. Mas quando elas fazem sentido, juntas, é paixão, algo para ficar com você por muito tempo.

Então, saindo do momento Nick Hornby encontra Caetano Veloso, cada um desses apaixonados enviou um arquivo com os MP3s na ordem preferida. A missão era, em tese, simples: as Melhores Músicas de 2010. Como a grande maioria escreve sobre música ou respira música, e-mails foram e voltaram para explicar que "não, não dá para ser 32 músicas" ou "não, você não pode mudar a lista porque se arrependeu".

Na boa e sem modéstia, o projeto 12 Músicas e Um Segredo talvez seja o mais abrangente projeto da Internet nacional sobre o que rolou na música em 2010. Existirão listas mais extensas, claro, mas aqui decidimos entregar as músicas para você mesmo julgar e não apenas nomes jogadas em uma tela. Ler uma lista é tããão 1900.

Confesso que eu esperava mais canções em comum entre as Melhores de 2010. Mas a diversidade é atraente, não é?

De qualquer maneira, 2010 está muito bem explorado nas 21 Mixtapes abaixo – por ordem alfabética. Tem de Marcelo Jeneci a Cee-Lo Green, passando por LCD Soundsystem e Arcade Fire. Vale a pena ouvir cada uma delas com calma.

E boa sorte para descobrir algumas das "hidden tracks".


As mixtapes estão neste blog. Tem muita coisa legal, apesar de o ano não ter sido grande coisa.

Um comentário:

Salem disse...

Levo todo mundo comigo. X9!