segunda-feira, 12 de julho de 2010

Encontrando o cérebro de Albert Einstein (via William S. Burroughs)



Relics: Einstein's Brain, do diretor Kevin Hull, é um dos documentários mais estranhos e fascinantes sobre Albert Einstein. Em especial porque não é sobre o lendário cientista, mas sobre a procura pelo cérebro dele.

Kenji Sugimoto é um professor de uma universidade japonesa e, vítima de uma obsessão quase anormal com Einstein, ele vai de seu país natal aos Estados Unidos, cruzando o país em busca do órgão perdido.

O cérebro de Einstein foi extraído quando ele morreu, em 1955, e caiu nas mãos do médico legista da universidade de Princeton - que na época se recusou a compartilhar a propriedade.

Na jornada de Sugimoto, ele cruza com a neta do cientista que - segundo um dos entrevistados no filme - pode ser, na verdade, filha de Einstein. Ele também encontra uma série de professores e médicos, cada um como uma versão diferente sobre o paradeiro do cérebro.

Mais surpreendente ainda é o encontro inesperado com William S. Burroughs - o escritor informa sobre o endereço da residência de uma peça fundamental nesse mistério, mas nem é identificado no filme!

Einstein's Brain nunca foi lançado oficialmente em VHS ou DVD, mas pode ser encontrado em cópias de qualidade ruim na internet. Ele também está no YouTube: a primeira parte é esta aqui acima, sendo que as outras estão aqui: 2, 3, 4, 5 e 6.

Nenhum comentário: