quarta-feira, 22 de julho de 2009

O filme maldito (e inédito) de Jerry Lewis



É incrível que - em tempos de internet - ainda existam raridades, filmes que ninguém consegue assistir. É o caso de The Day the Clown Cried (O Dia Em que o Palhaço Chorou), estrelado e dirigido (mas nunca lançado) por Jerry Lewis em 1972.

O Dia continua inédito por um motivo simples: o longa-metragem conta a história de um palhaço, interpretado por Lewis, que é designado pelos nazistas (na Segunda Guerra Mundial) para conduzir crianças à câmara de gás.

Jerry Lewis ainda tem esperança em ver o filme lançado, mas existe uma briga judicial com o parceiro dele no roteiro, Charles Denton, é contra.

Se não dá para baixar o filme todo, pelo menos a internet nos dá uma mãozinha para saciar a curiosidade:

  • O site Subterranean Cinema tem uma página dedicada ao longa, com imagens de bastidores e duas versões do roteiro;

  • A Spy Magazine fez, em 1992, um artigo com depoimentos de pessoas que viram uma versão não finalizada do filme;

  • O IMDb tem a ficha completa do trabalho.


  • A regra quando ao "vazamento" desse tipo de coisa é simples: se alguém tem uma cópia, logo vai parar na internet. O que quer dizer que a lenda de que só Lewis tem uma cópia do longa-metragem deve ser verdadeira.

    Veja o caso de Apocalypse Now, por exemplo. Durante anos os fãs babaram com boatos a respeito de uma versão de cinco horas e meia (!) do filme de Francis Ford Coppola... E agora tudo está a alguns cliques dos interessados.

    Nenhum comentário: