quarta-feira, 24 de junho de 2009

Bad Radio: o passado obscuro de Eddie Vedder



O Pearl Jam está entrando em uma onda retrospectiva, preparando-se para o aniversário de 20 anos da banda (comemorados em 2010). Sorte do vocalista Eddie Vedder, que pode se esquecer da banda anterior dele, a Bad Radio, da qual ele fez parte nos anos 80. É uma daquelas coisas que é melhor nem mencionar.

A sonoridade do Bad Radio era... Peculiar. Eles tentavam ser o Duran Duran, mas o resultado final estava mais para um Red Hot Chili Peppers mal-acabado. Já imaginou aquele vozeirão do Vedder cantando funk metal? Pois é.

Acima você pode ouvir "I'm Alive" (não, não tem relação com "Alive" - futuro hit do Pearl Jam). É uma mistura de spoken word com Led Zeppelin e AC/DC, tudo tocado de forma desleixada.

E aí há "Sick O'Pussies". A faixa ironiza os grupos contrários ao aborto. Eles devem estar rindo até hoje:



Dá para passar horas falando sobre o Bad Radio. Eles gravaram reggae ("Reggae Woman", com o vocalista pateticamente tendo repetir os trejeitos jamaicanos), cover dos Rolling Stones ("Street Fighting Man", trocando o fighting por funky) e, continuando a série de trocadilhos ruins, "What the Funk".

O único momento aproveitável do grupo foi "Better Man", retrabalhada (e como!) e lançada pelo Pearl Jam no álbum Vitalogy (1994).



Curiosos e/ou corajosos que quiserem ir mais fundo na história do Bad Radio, o YouTube é uma boa fonte. Tem até vídeos de shows. Repare nas roupas nada grunge de Eddie Vedder.

5 comentários:

Luiza disse...

Olá.. sou fã do Pearl jam e não concordo contigo em dizer que o Eddie estava patético em "Reggae Woman" .. Isso é um som da época e o que tbm representa o sentimento dele pelo Reggae . A música é até gostosa . E para quem gosta de raridade ..taí um tesouro .
Está equivocado em comparar Bad Radio com Pearl Jam ..
Para todo começo, uma evolução..

www.myspace.com/andremohinder disse...

Falou bastante merda ein, brother?
Como a amiga comentou, vc não deve comparar Bad Radio com Pearl Jam. Todos concordamos que PJ é foda e infinitamente consagrado hoje, mas pq não olharmos pra Bad Radio como o começo de tudo? Mó me amarro também.

Paulo Terron disse...

Difícil debater com fã cego.

Cal disse...

Quem é o comentarista que disse essa merda e quem é Eddie Vedder?

Não precisa dizer mais nada né?

Mau MñZ disse...

Ridiculo seu Post!!
Não faz ideia do que esta falando....