quinta-feira, 12 de março de 2009

[rec]: todo o horror que veio antes do filme

Imagem de [rec] 2

Ainda há um bom tempo antes do lançamento de [rec] 2, continuação do terror espanhol que foi bem falado no mundo todo. A primeira data marcada, segundo o IMDB, é 29 de outubro (na Alemanha!). Enquanto isso dá tempo de conferir os trabalhos que os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza realizaram antes do filme de zumbis - e não foram poucos.

O primeiro longa-metragem da dupla, em parceria, foi OT: La Película - baseado no reality show Operación Triunfo (que é tipo o Popstars, aquele programa do SBT que nos deu o Rouge e o Br'Oz). Tudo bem, específico demais! Antes disso, Balagueró escreveu e dirigiu Los Sin Nombre (1999), um suspense sobre uma sociedade secreta lendária (baseado no livro The Nameless, de Ramsey Campbell). Vale a pena conferir, é um trabalho cheio de angústia e tensão. Na mesma onda veio Frágiles (2005), com Calista Flockhart. É a história - mais fraca - de uma enfermeira que vai cuidar de crianças em um hospital onde assombrações perturbam o ambiente.

Já Plaza fez, em 2004, Romasanta - um elogiado filme sobre lobisomens. Muita gente ama, eu achei meio chato.

A dupla também participou de Películas Para No Dormir, em 2005, um projeto que produziu cinco filmes para a televisão espanhola (baseados na extinta série Historias Para No Dormir, uma espécie de Além da Imaginação). Plaza ficou encarregado de Cuento de Navidad (um terror adolescente de primeira), Balagueró fez Para Entrar a Vivir (um conto violento sobre um casal que acaba preso em um prédio).

Só escrevi tudo isso para chegar ao começo de tudo: antes dos longas-metragens, Jaume Balagueró fez alguns curtas. Dois deles, Alícia (1994) e Días Sin Luz (1995), são bastante perturbadores e - mesmo sendo muito mais fantasiosos - já mostravam que o cara tinha uma tendência para o cinema de horror psicológico. Veja você mesmo (mas esteja avisado: os vídeos têm cenas chocantes!):


Alicia, by Jaume Balagueró from With Lasers on Vimeo.



Balagueró também fez um vídeo, Sr. Rosso, para o Notodofilmfest, um festival de curtas digitais. Esse foi gravado com dois telefones celulares!


Sr. Rosso from With Lasers on Vimeo.

Para encerrar, um teaser falso feito para o site Teaserland. Assim seria O Exorcista 5, pelas mãos e olhos de Jaume Balagueró:


Nenhum comentário: