quinta-feira, 12 de março de 2009

Jack White – todos os caminhos levavam ao The Dead Weather




O mundo recebeu com surpresa o anúncio de que Jack White agora tem - foram o White Stripes e o Raconteurs - mais uma banda, o The Dead Weather. Surpresa que não se reflete nos integrantes do projeto, pessoas do mesmo círculo de amizades de sempre: três integrantes do Raconteurs mais uma vocalista.

Dean Fertita, anunciado como "tecladista do Queens of the Stone Age", é também titular das teclas no Raconteurs. Além disso, já tocou na banda solo de Brendan Benson, no Waxwings (que teve Benson em sua formação) e no The Bricks (banda que foi a semente do Raconteurs). Ou seja, não é que White recrutou um escudeiro de Josh Homme – ele só se associou a um antigo companheiro.

Jack Lawrence, ou Little Jack, é baixista do Raconteurs. Ele também tocou no álbum Van Lear Rose, de Loretta Lynn, produzido por Jack White em 2004, e em "Another Way to Die", música-tema do filme Quantum of Solace, da série James Bond.

Alison "VV" Mosshart já estava cansada de ter sua banda titular, The Kills, comparada ao White Stripes. Além de ser formada por um casal, a dupla ainda se esforçava para seguir na cola de Jack e Meg: o disco de estréia, Keep on Your Mean Side (2003), foi gravado no mesmo estúdio em que os Stripes produziram o sucesso Elephant (o Toe Rag, em Londres). Mais recentemente, em 2008, Alison cantou (mal) com o Raconteurs em Memphis:





De vez em quando o Raconteurs até tocava "Kissy Kissy", do Kills.

A grande novidade do Dead Weather, então, é o fato de Jack White estar tocando bateria... Mas só se você não souber que esse foi o primeiro instrumento que ele tocou em um trio chamado Fuck-ups, ainda na adolescência. O repertório desse grupo tinha até uma versão para "Vision of Love", da Mariah Carey. Mais tarde ele ensinaria a arte do instrumento à sua esposa na época, Meg White.

O disco de estreia do The Dead Weather, Horehound, será lançado em junho.

Nenhum comentário: