sábado, 24 de janeiro de 2009

Confusão no terror asiático lançado no Brasil



Assistir a um filme em casa deveria ser simples. Você escolhe o filme, compra ou aluga e assiste, certo? Depende. Se você gostar de terror asiático a coisa pode ser mais complicada. As distribuidoras de home video costumam castigar os fãs brasileiros desse gênero.

Caso 1: vamos supor que você goste dos Pang Brothers, os gêmeos nascidos em Hong Kong que deram um gás no horror recente. O básico da dupla é a série The Eye, que tem um cronologia simples: The Eye (2002), The Eye 2 (2004) e The Eye 10 (2005). O mais confuso é que o terceiro se chama "10", mas isso tem relação com o enredo do longa.

Aí você vai procurar as edições nacionais. De cara, a mais fácil de achar é Visões, da Playarte. OK, deve ser o primeiro... Mas não é. Visões é The Eye 2. Já Visões 2, é The Eye 10. E onde foi parar o primeiro filme da série? Em outro distribuidora, a Paris Filmes. E se chama The Eye - A Herança. Resumindo, a ordem das edições nacionais é The Eye - A Herança, Visões e Visões 2.

Ah, e cuidado para levar O Olho do Mal, que é um remake do primeiro filme, estrelado pela Jessica Alba.

Parece até o norte-americano The Evil Dead (1981), que no Brasil se chamava A Morte do Demônio e tinha a continuação (The Evil Dead II, de 1987) chamada Uma Noite Alucinante 2.



Voltemos aos asiáticos. Caso 2: você viu Imagens do Além (2008), estrelado pelo Joshua Jackson (o Pacey, de Dawson's Creek), e ficou com vontade de ver o original tailandês. Os dois longas se chamam Shutter em inglês. No Brasil, ganharam títulos diferentes. O made in USA ganhou o nome que eu citei acima, o da Tailândia é Espíritos - A Morte Está a Seu Lado (2004).

Até aí nada demais. Só que se você gostar muito do filme, vai acabar notando que ao lado dele, na locadora, há um Espíritos 2 - Você Nunca Está Sozinho (2007). Uau, uma continuação! É até dos mesmos diretores, Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom. Você começa a assistir e... Não tem relação alguma com o primeiro!

Isso é porque Espíritos 2 não é continuação de coisa alguma. É um outro filme - sem relação com o Shutter tailandês - chamado Alone. Mais uma vez a responsável pela confusão é a Playarte.

Terror de verdade é isso aí, infelizmente.

Nenhum comentário: