quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Novoselic passa a limpo o épico "Kurt vs Axl, Nirvana vs MTV, Krist vs baixo"



Muitos anos se passaram desde 1992 - tanto que o Guns N'Roses provavelmente ainda nem pensava no Chinese Democracy e Kurt Cobain estava vivo. Nirvana e a banda de Axl Rose se cruzaram no MTV Video Music Awards daquele ano e o resultado foi uma confusão histórica, que o ex-baixista do Nirvana, Krist Novoselic, resolveu passar a limpo em sua coluna no jornal Seattle Weekly.

Ele fala sobre Kurt e Courtney provocando Axl ao dizer que ele era o padrinho da recém-nascida Frances Bean - e o cantor ficando puto e mandando o líder do Nirvana "manter a mulher dele na linha". "Os dois ficaram debatendo sobre a resposta dele dentro do contexto de uma sociedade com tendências patriarcais", explica Novoselic. "Ele [Axl] deveria ter ido até lá e simplesmente beijado o bebê ou algo do tipo!"

Depois ainda teve toda a disputa entre Nirvana (que queria tocar a música "Rape Me") e a MTV (que queria "Smells Like Teen Spirit" ou pelo menos algo que não citasse estupro). Para o baixista, isso foi o pior da noite e desgastou muito a banda - que aceitou tocar "Lithium" mas antes ameaçando apresentar "Rape Me". No caminho para o palco Novoselic ainda trocou ofensas com Duff McKagan, que na época ainda era baixista do Guns.

Para fechar a noite de gala, Novoselic jogou seu instrumento para o alto e não conseguiu pegá-lo. A "baixada" rendeu um corte na cabeça e uma taça de champagne com Brian May (do Queen, que viria a gravar com Axl Rose no futuro) no backstage.

A história completa está aqui (em inglês) e vale a pena ser lida, apesar de não ter grandes novidades.

Nenhum comentário: