quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Criterion cria rede social com streaming de filmes

The Auters

Sou fã da Criterion Collection, que coloca no mercado norte-americano algumas das melhores edições em DVD e Blu-Ray de filmes clássicos/cult. E agora a distribuidora deu mais um passo em direção ao futuro: criou uma rede social, dentro da já existente The Auteurs, na qual os internautas podem interagir e assistir a filmes por streaming!

Alguns longas-metragens tem exibição gratuita, mas a idéia deles é cobrar US$ 5 pelo streaming. Você paga, fica com o filme liberado durante uma semana (para ver quantas vezes quiser) e - se optar por combrar o DVD/BD - tem os US$ 5 que pagou descontados do preço da compra.

Por enquanto não são muitos os filmes disponibilizados, mas já dá para ver de graça: Depois da Vida (1998), de Hirokazu Koreeda; Agua (2006), de Verónica Chen; Bashing (2005), de Masahiro Kobayashi; Le Vent de La Nuit (1999), de Philippe Garrel; Maborosi (1995), de Hirokazu Kore-Eda; The Perfume of the Lady in Black (2005), de Bruno Podalydès; Riviera (2005), de Anne Villaceque; e The Take (2004), de Avi Lewis & Naomi Klein.

Testei o streaming com Depois da Vida e demorou uns 20 minutos até o filme começar, com qualidade comparável à que vemos na TV aberta brasileira. Há também uma série de filmes que estão listados mas ainda não foram colocados na rede, incluindo produções de Walter Salles, Louis Malle, Stanley Kubrick, Wong Kar Wai, Johnnie To, Robert Altman, Alfred Hitchcock, François Truffaut, Federico Fellini, Manoel de Oliveira, Spike Jonze e praticamente qualquer outro diretor que você consiga se lembrar neste momento.

Boa parte desse acervo não foi exibida no Brasil - ou foi apenas em festivais - e nunca passou nem perto de ser lançada em DVD.

Nenhum comentário: