quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cultura dos jornalistas

O Espaço Cult vai fazer um curso de jornalismo cultural, nos dias 24 e 25 de novembro. Uma opção interessante para quem quer entender o que se passa nas grandes empresas de comunicação do Brasil. Olha a programação:

*24 de novembro, sábado

9h30 – Recepção

10h - "Da pauta à edição" - O que é uma reunião de pauta, quais são os critérios e como são feitas as avaliações de matérias. A edição: como é feita a edição de cultura em jornal diário. Ministrado por: Marcos Augusto Gonçalves (editor da Ilustrada - Folha de São Paulo)

11h30 - "A crítica literária" - Como pensar e escrever uma crítica literária. O público com quem vai dialogar, o que ele quer? Ministrado por: Jerônimo Teixeira (crítico de literatura da revista Veja)

13h - Almoço

14h30 - "A crítica de cinema" - Os critérios para um texto crítico.
Ministrado por: Sergio Rizzo (crítico de cinema do jornal Folha de São Paulo)

16h00 - "A edição de um caderno dedicado inteiramente à cultura"

Ministrado por: Marcos Flamínio Peres (editor do caderno Mais! da Folha de São Paulo)

*25 de novembro, domingo

9h30 - Recepção

10h - "Perspectivas de análise do texto literário" - Apresentação dos elementos constitutivos básicos do texto ficcional. Estudo analítico do conto. Reconhecimento de recursos de expressividade e de efeitos de sentido. Aula expositiva e produção de uma resenha sobre um conto brasileiro. Ministrado por: Welington Andrade (professor e vice-diretor da Faculdade Cásper Líbero)

11h30 - "O espaço para o jornalismo cultural em revista semanal" - Como é feita a edição de cultura: a pauta e os critérios. Ministrado por: Carlos Graieb (editor-executivo da revista Veja)

13h - Almoço

14h30 - "O jornalismo cultural em televisão" - Como produzir resenhas de livros para um veículo de linguagem objetiva como a televisão? Os códigos da TV. A estética.
Ministrado por: Ivan Marques (Diretor do programa Entrelinhas da TV Cultura)

16h - "A crítica musical" - Como escrever sobre música. Como pesquisar e ler opiniões divergentes para ampliar seu campo de visão. Como desenvolver a técnica para a reportagem musical.

Os participantes ouvirão alguns CDs selecionados e será organizado um debate crítico com a supervisão do professor. Ministrado por: Sergio Martins (crítico de música da revista Veja)

Mais informações: (11) 3385-3385 (horário comercial), no site ou pelo e-mail kelly@revistacult.com.br.

Nenhum comentário: