sexta-feira, 20 de julho de 2007

Fora do eixo

O documentarista dinamarquês Andreas Johnsen praticamente não existe para o Imdb (seu nome está lá, mas só há dois trabalhos registrados: um de 2001 e outro de 2003), mas são assinados por ele alguns dos documentários mais relevantes que vi nos últimos tempos. Seu último trabalho (que me foi indicado pelo colega Felipeta) é o fantástico "Good Copy Bad Copy", que põe em questão os direitos autorais no universo cultural.

Embora os dois lados tenham voz no filme, as escolhas do diretor apontam claramente a favor da quebra do tabu da propriedade intelectual. E isso garante as melhores seqüências, como quando se mostra o universo do tecno-brega paraense e o DJ Beto Metralha sampleia, a seu estilo, "Crazy", do Gnarls Barkley, que, por sua vez, já tinha dados as caras no filme, minutos antes, com Danger Mouse explicando sua idéia de misturar "The White Album", dos Beatles, com o "The Black Album", do Jay Z, para criar o seu "The Grey Album". Não satisfeito, o diretor leva a versão tecno-brega de "Crazy" para o produtor/DJ Girl Talk, que sampleia o sample do sample. Quer maior ato de desrespeito ao copyright? Genial!

Depois de ver esse filme, fui atrás da Rosforth, produtora de Andreas Johnsen e seus colegas, e descobri que de lá estão saindo documentários geniais, como "Mr. Catra, o Fiel", sobre o grande nome do funk proibidão do Rio de Janeiro, e "Inside Outside", que retrata a ação de grafiteiros em Nova York, Paris, São Paulo e Estocolmo.

Veja o trailer de "Inside Outside":


Ah já ia me esquecendo: diferentemente de Michael Moore, a Rosforth está se lixando se seus filmes circulam pela internet sem engordar seus bolsos. Na verdade, isso é o que eles mais querem: chegar aos cantinhos mais reconditos do planeta, mostrando histórias de interesse universal.

2 comentários:

Gustavo disse...

Não sei se vocês sabem mas já colocaram esse documentário com legendas em português para downloads. No site deles você pode baixar o filme com legendas em inglês, mas nos torrents da vida já está rolando legenda em português e vale muito a pena ver !.
abraços !!

clarice disse...

o Inside Outside passou no Resfest em Maio desse ano. E o Andreas veio também. Ele éfigurinha fácil por aqui, até fala portugues.