quarta-feira, 9 de maio de 2007

Nada melhor

Há poucas coisas melhores na vida do que bater um papo, sem assunto determinado, com um cigarro em uma mão e um café na outra. Há os que prefiram cerveja no lugar do café. Não é o caso de Jim Jarmusch, que transformou a combinação original no projeto cinematográfico da sua vida (até agora, pelo menos).

Em 1986 ele fez um curtinha metalingüístico sobre o assunto: dois caras (Roberto Benigni e Steven Wright) sentados em uma mesa, tomando café e fumando, enquanto falam sobre café e cigarros. Ele ficou tão feliz com o resultado que resolveu repetir o encontro regado a caféina e nicotina em outros curtas. Em 1989, foram os gêmeos Joie e Cinqué Lee servidos pelo garçom encarnado por Steve Buscemi e em 1993 o genial encontro de Iggy Pop e Tom Waits - que além de músicos são bons atores (confira aqui em baixo). Eles fumam para comemorar que pararam de fumar...gênio!


E assim a coisa seguiu até que 11 encontros foram registrados por Jarmusch e ele resolveu transformá-los no filme Coffee and Cigarettes, um longa que passou nos Estados Unidos em 2004 e só em julho desse ano deve chegar ao Brasil, em DVD - pelo menos foi o que acaba de ser anunciado pela distribuidora Europa. Enquanto não chega, veja o trailer no site do filme.

Nenhum comentário: